A construção é um setor de atividade indispensável às sociedades modernas e desenvolvidas, no entanto, em cada momento é necessário ajustar as intervenções às necessidades. A reabilitação de edifícios é um dos vetores fundamentais do futuro da construção e deve incluir a preservação do património monumental, a reabilitação dos edifícios antigos, a reabilitação da envolvente e das zonas comuns dos edifícios de condomínio de estrutura porticada de betão armado (construídos nas décadas de 60, 70 e 80) e ainda a resolução das patologias construtivas dos edifícios mais recentes, cuja durabilidade é claramente inferior ao período de amortização dos empréstimos bancários.

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, através do Departamento de Engenharia Civil, é reconhecidamente um centro de excelência em diversos domínios técnico-científicos, em particular no domínio da Reabilitação do Património Edificado.
A adaptação da Universidade ao Processo de Bolonha exige que a formação avançada (Pós-Graduação) esteja para além do segundo ciclo e constitua uma alternativa, com uma forte componente tecnológica, a um percurso científico num programa doutoral de
terceiro ciclo.

O Curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado, no domínio da Engenharia Civil e da Arquitetura, tem como objetivo fornecer uma preparação tecnológica sólida para a participação em equipas multidisciplinares, necessárias nas intervenções de reabilitação do património edificado. Trata-se de um diploma com formação na área das construções, das estruturas, dos materiais, do planeamento, da geotecnia e da arquitetura.
O diploma destina-se a Engenheiros Civis e Arquitetos que tenham completado o 2º ciclo do novo modelo de Bolonha ou que possuam 300 ECTS (antigos licenciados).

Mais informações no seguinte link: EARPE 2014-2015.